Sindicatos Baianos participam da posse dos secretários e secretárias do estado da Bahia

Os 25 secretários do novo governo estadual tomaram posse nesta terça-feira (3), em Salvador. A cerimônia foi realizada em uma tenda instalada na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo, contando com diversas personalidades políticas, dos movimentos sociais e do movimento sindical baiano.

“Viemos demarcar nosso espaço enquanto representantes sindicais de parte do funcionalismo público da Bahia. Aplb, Sindsaúde, Sinpojud, Sintest-Ba, Sindpoc, Sindsefaz e outras entidades se fizeram presentes. Nosso intuito é se colocar à disposição para o diálogo, pois os anseios das categorias são muitos, mas temos pautas em comum, principalmente no que tange ao reajuste, afinal 47% de aumento salarial para o governador chama atenção após os servidores amargam anos sem reajuste e ganho real”, disse Firmino Júlio, presidente do Fórum dos Técnicos.

Os sindicalistas presentes observaram que na fala do governador Jerônimo Rodrigues foi feito referência aos movimentos sociais, suas lutas e sua origem militante, falou das perspectivas de trabalho coletivo, repetindo por diversas vezes que estabelecerá uma forma de governo ampla, construirá uma “junta orçamentária” onde seu vice, Geraldo Jr., terá uma participação ativa. Todavia não mencionou os servidores públicos e seus sindicatos, mesmo ciente da atuação sindical na defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores no nosso país e estado.