O câncer de mama foi o tema debatido em mais uma live do Fórum dos Técnicos

Spread the love

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres e corresponde a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano, no mundo. Para debater o assunto, o Fórum dos Técnicos promoveu na tarde de ontem (15), live com o tema “Câncer de Mama: vamos falar sobre isso?”

A transmissão contou com a participação de Daiana Alcântara (presidente do Fórum dos Técnicos), Firmino Júlio, (Coordenador Geral do Sintest/Uneb), Rafael Bertoldo (Presidente da Afusc/Uesc), Márcio Dias (Presidente da Afus Sindicato/UESB), Ana Regina Messias (Servidora Técnica Universitária da Uefs), Dr. Flávio Amorim Machado (Servidor Docente da Uefs e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia), Daniela Betânia dos Santos e Carlos Messias Alves (tradutores em libras) e Douglas Condini (Coordenador do Sintest/Uefs) foi o mediador da live.

Ana Regina, que já enfrentou um câncer de mama, contou um pouco da sua trajetória de superação e da importância da campanha Outubro Rosa na conscientização sobre o câncer de mama.

“A campanha Outubro Rosa é muito importante para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como a melhor forma de combater a doença. Eu descobri o câncer no início e com isso as chance de cura foram maiores”, disse.

Dr. Flávio Amorim, traçou um panorama sobre a doença, os fatores de risco e prevenção. “O câncer não escolhe classe social nem econômica. As mulheres a partir dos 40 anos de idade, devem realizar pelo menos uma vez por ano o exame mamográfico com um profissional de saúde. O médico ainda alertou sobre o câncer de mama nos homens. “Apesar de raro, o câncer de mama masculino também pode ser fatal. O diagnóstico é feito da mesma maneira que o feminino”, explicou.

Confira a live completa em nossas páginas no Facebook e canal no YouTube do Fórum dos Técnicos Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *