A diretoria do SINTEST-BA marcou presença em mais uma edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS). O evento de lançamento, realizado no Teatro do Centro Cultural Sesc Feira de Santana, na noite desta quinta-feira (21), apresentou ao público as novidades da edição de 2025, que acontecerá de 23 a 28 de setembro.
Com o tema voltado para a valorização das múltiplas vivências literárias, a FLIFS transforma o contato com a literatura em portais para diversos mundos do saber. Este ano, o festival contará com a presença de escritores renomados como Penélope Martins, Auritha Tabajara, Antonio Marinho e Aline Bei, reafirmando seu compromisso com a diversidade cultural e o incentivo à leitura.
Representando o SINTEST-BA, as diretoras Daiana Alcantara e Gisele Rocha participaram da solenidade de abertura, que também contou com a presença de importantes autoridades acadêmicas e representantes de instituições parceiras. Entre elas, a vice-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), professora Rita Brêda, e a pró-reitora de Extensão, professora Taíse Bomfim, além de membros da Fundação Pedro Calmon, do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, da Arquidiocese de Feira, do IFBA e da UFRB.
“A presença do SINTEST-BA na FLIFS reforça nosso compromisso com a educação e a cultura. O festival amplia o acesso à literatura e fortalece o papel transformador da educação na vida das pessoas”, destacou Gisele Rocha, diretora administrativa do SINTEST-BA.
A edição de 2025 traz como novidade uma programação itinerante que já está em andamento, levando atividades do festival para escolas, praças públicas e museus da cidade. O objetivo é expandir o alcance da FLIFS e proporcionar experiências literárias a um público ainda maior, sobretudo nas comunidades escolares.
Durante o lançamento, o público foi brindado com o Recital de Poesia Literomusical e o show da Família Pereyr, marcando o início das celebrações com arte e emoção.
Um dos pontos altos da programação é o apoio direto às práticas de leitura nas escolas. Reafirmando o compromisso com a formação leitora e uma educação de qualidade para os filhos da classe trabalhadora, o sindicato pleiteou que as crianças da Creche e do CEB recebessem vales-livro. Neste ano, a Administração da Uefs, por meio da Proex, mantém a doação dos vales-livro para as crianças da Creche e destina uma parte também para o CEB. O recurso disponibilizado pela Uefs em 2025 é de R$ 15 mil em vales-livro para as crianças.
Realizado pela UEFS, pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pela produtora cultural Casa Amarela, o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana segue como uma das principais ações de fomento à cultura e à educação na Bahia, reunindo estudantes, professores, escritores e a comunidade em torno do livro, da palavra e da arte.
You may also like
-
Nas lutas nacionais: SINTEST-BA no front em defesa das mulheres na 5ª CNPM
-
Diretoria do SINTEST-BA prestigia abertura da 18ª edição da FLIFS
-
Vitória concluída: lista final da progressão 2025 dos Analistas Universitários é publicada
-
SINTEST encerra as atividades do Setembro Amarelo com palestra sobre saúde mental e acolhimento
-
Publicada a lista provisória pós-recurso da progressão dos servidores Técnicos Universitários