Fórum dos Técnicos presente na COEED 2023

O Fórum dos Técnicos participou nos dias 3, 4 e 5 da Conferência Estadual de Educação da Bahia (COEED 2023), em Salvador. O evento foi organizado pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA), cujo o Fórum dos Técnicos tem assento, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado (SEC-BA). A COEED reuniu cerca de 1.500 participantes, entre delegados e convidados, com o objetivo de abordar o “Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado, Direito à Educação, Diversidade e Justiça Socioambiental na Terra da Liberdade”.

A COEED compõe a etapa estadual da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (CONAEE 2024), programada para ocorrer entre 28 e 31 de janeiro de 2024. Ambas as conferências visam aprofundar as discussões fundamentais para a construção do Plano Nacional de Educação (PNE)  para a próxima década.

O Fórum dos Técnicos participou com outros sindicatos da educação na construção do eixo V – Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às  condições para o exercício da profissão e saúde.

Daiana Alcântara, presidente do Sintest-BA.

“No período da vacinação do Covid-19 ficou bem claro que para o governo estadual os técnicos das universidades não eram considerados como trabalhadores da educação. Tivemos de lutar por esse reconhecimento para garantir para nossa categoria mais esse direito. Nós precisamos ocupar estes espaços para falar sobre a valorização dos profissionais da educação superior. Conseguimos aprovação unânime na plenária de que os textos que vão para o Conaee contenham a valorização dos profissionais e trabalhadores da educação básica e também da educação superior. Agora é defender as propostas no Conaee. Queremos vincular nossa carreira à SEC, esse é um passo importante. Trabalhadores da educação superior pública, é o que somos. Nada sobre nós, sem nós!”, destacou Daiana Alcântara, presidente do Sintest-BA.

Durante o evento o Fórum dialogou com parlamentares e representantes do governo sobre pautas da categoria e emendas parlamentares. Na Uesc, o deputado estadual Hilton Coelho, colocou para 2024 emenda parlamentar de 300 mil, sendo dos segmentos a indicação dos gastos, a Afusc escolheu investir junto com os demais na construção de uma brinquedoteca. “Creches Universitárias desde o início do ano tem sido pauta do  Fórum, como não temos ainda aqui, acreditamos que a brinquedoteca será um espaço muito importante também para os filhos e filhas dos servidores. O Sintest-BA Uefs indicou utilizar os recursos para o Sesu para promoção de saúde do trabalhador e a Afus Uesb para juntar o orçamento para construção de uma nova unidade da Creche em Itapetinga. Assim, vamos continuar buscando captação de recursos para avançar em benefícios internos para a categoria e já recebemos sinalização de deputadas como Alice Portugal que outras emendas virão”, destacou Marciene Fernandes, presidente da Afusc Uesc.

Márcio Oliveira, presidente da Afus Sindicato e Daiana Alcântara, presidente do Sintest-BA com João Danilo Batista de Oliveira, Coordenador do Feeba.

“O Plano Nacional de Educação (PNE) apresenta diretrizes e metas para a educação no Brasil, participar desse processo é fundamental para a ampliação de forças em defesa da educação pública e seus servidores. Daiana e Márcio têm sido representantes participativos no Feeba, tenho certeza que representaram bem os técnicos da educação superior pública no Conae. Parabenizo-os por terem sido eleitos no Coeed como delegados na Conaee”, disse João Danilo Batista de Oliveira, Coordenador do Feeba.

“O Fórum dos Técnicos  tem ocupado novos espaços e se instrumentalizado com novos conhecimentos para as defesas das pautas da categoria. Dialogar com outras entidades, propor mudanças legais, estabelecer novas vias de lutas para nossas conquistas é o que tem nos guiado, estamos rompendo com um sindicalismo engessado em pautas financeiras e dentro dos muros universitários. O Fórum dos Técnicos tem se reinventado e dado passos largos em direção ao fortalecimento da categoria, visibilidade, respeito e valorização”, destacou Márcio Oliveira, presidente da Afus Sindicato.

Confira a galeria de fotos