SINTEST marca presença em mais uma edição do Bando Anunciador

Após três anos sem realização da festa, o tradicional Bando Anunciador de Feira de Santana retornou às ruas na manhã deste domingo, 9 de julho de 2023,  com muitas cores, alegria e criatividade. O evento faz parte do calendário cultural e integra o calendário oficial de festas populares do município e antecede à festa de Senhora Sant’Ana, considerada pelos católicos a padroeira da cidade.

Resgatado em 2007 pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e organizado pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), o Bando Anunciador é um cortejo cultural que reúne pessoas de todas as idades, gêneros e classes sociais.  A cada ano, no segundo domingo de julho, milhares de pessoas se reúnem para participar dessa manifestação popular que anuncia as celebrações ao dia da padroeira da cidade, Senhora Santana, comemorado no dia 26 de julho, cujos festejos se iniciam no próximo dia 17. Bandos de diversos bairros atravessaram a cidade para participar do desfile aberto pelo “Bando do Cuca” que percorreu as ruas Conselheiro Franco, passando pela praça Fróes da Mota, seguindo pela rua Santos Dumont, avenida Senhor dos Passos encerrando o trajeto na praça Bernardino Bahia.

Momentos lúdicos e de protesto revezaram-se durante o movimento cultural, reafirmando o grande potencial do Bando para a exposição das reivindicações de diversas associações de bairro, entidades e movimentos sociais. E o Sintest – BA colocou seu Bando da Luta nas ruas em mais uma edição desse festejo popular abrilhantando a tradição centenária que remonta aos primórdios do município, e  protestaram com faixas,  expressando as reivindicações sindicais da categoria. O Bando da Luta é puxado pelo Sintest juntamente com o(a)s servidore(a)s técnico(a)s administrativo(a)s da Uefs.

“O Bando Anunciador tem uma potência histórica e cultural no município muito grande, é um bando que abre os festejos da festa da Senhora Sant’Ana. Ganhou dimensão grande, é um momento não só da Uefs e do Cuca, é da sociedade feirense e o Sintest-Ba participou em mais uma  edição expressando as reivindicações sindicais da categoria e construindo esse espaço de cultura e de luta”, destacou Rita Suzarte, diretora de cultura e desportos do Sintest-BA e também uma das rainhas do Bando Anunciador.

“Após três anos sem poder realizar o Bando Anunciador, a UEFS, através do CUCA, em articulação com órgãos e entidades da cidade, levou o evento novamente às ruas. Numa avaliação geral, não há como deixar de reconhecer o êxito do evento, seja pela expressiva participação popular, estimada inicialmente em 40 mil pessoas pela Polícia Militar, seja pela presença de autoridades municipais e estaduais, seja pelo evidente estímulo econômico que promove e, principalmente, porque pudemos mais uma vez contemplar toda a nossa rica diversidade sociocultural, sem segregações, sem preconceitos. Mas se por um lado a massiva participação popular atesta a assimilação do Bando ao imaginário cultural feirense, por outro põe em evidência a necessidade da efetiva articulação entre os entes promotores do evento, em especial o poder público municipal, para que o Bando se mantenha pacífico, acessível e democrático”, disse  o professor Aldo Moraes, diretor do Cuca.

Confira a galeria