UEFS celebrará 50 anos com Congresso em maio — SINTEST-BA incentiva participação dos servidores técnico-administrativos no eixo Saúde e Bem-Estar  

Entre os dias 4 e 7 de maio, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) promoverá o “Congresso UEFS 50+: Educação e Cidadania Global”, em celebração aos 50 anos da instituição. O tema do evento foi definido de forma coletiva, com a participação de entidades da comunidade acadêmica, entre elas o SINTEST-BA.

O Congresso contará com uma programação diversificada, incluindo conferências, tendas temáticas, simpósios, sessões de Grupos de Trabalho (GTs), exposição de pôsteres, homenagens e uma ampla agenda cultural. Para orientar os debates, a comissão organizadora definiu três eixos temáticos:

  1. Educação de qualidade e inclusiva frente a todas as formas de opressão;
  2. Autonomia universitária e governança no século XXI;
  3. A universidade pública no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas.

Prazos para submissão de propostas

  • Proposição de Grupos de Trabalho (GTs): de 2 a 20 de fevereiro. As propostas devem, obrigatoriamente, estar alinhadas aos eixos temáticos do evento.
  • Submissão de comunicações orais e pôsteres: de 3 a 27 de março.

As inscrições e submissões devem ser realizadas por meio do link disponível no site oficial do evento: https://congresso.uefs.br/.

Considerando que a saúde é uma pauta histórica defendida pela seção sindical e um tema central para a constituição e o desenvolvimento da universidade, com garantia de autonomia na tomada de decisões institucionais, o SINTEST-BA concentrará suas propostas no eixo “A universidade pública no mundo contemporâneo: desafios e perspectivas”, especificamente no item 3.3 – “Saúde na comunidade universitária: ações internas e externas.”

Esse eixo tem como objetivo central estimular o diálogo e a reflexão crítica sobre ações de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à saúde de forma ampla, com ênfase na situação de saúde da comunidade universitária. Parte-se de um conceito multidimensional de saúde, compreendido como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, destacando a promoção da saúde como uma ação multifacetada que envolve engajamento individual, ação coletiva e o suporte de políticas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *