Em reunião, Fórum dos Técnicos organiza ações conjuntas para 2026

O Fórum dos Técnicos reuniu-se nesta segunda-feira (9/02), na sede do Sintest-BA, na Uneb, para organizar pautas e ações coletivas.

Após diálogo com representantes da Saeb e da Serin sobre pleitos pendentes, com sinalização de novas agendas, os dirigentes decidiram abrir uma escuta coletiva para a captação de novas propostas, visando à atualização da pauta geral e à revisão dos decretos que regulamentam as carreiras.

Entre os dias 2 e 6 de março, será disponibilizado um formulário on-line para que a categoria apresente sugestões nas quatro universidades. Em seguida, o Fórum dos Técnicos participará de assembleias extraordinárias, organizadas por cada sindicato, com o objetivo de dialogar e validar as propostas que irão compor o Plano de Lutas, o qual orientará as negociações com os representantes do governo estadual.

As assembleias extraordinárias com a presença do Fórum acontecerão nas seguintes datas: 10 de março, na UEFS; 13 de março, na UNEB; 14 de abril, na UESC; e 15 de abril, na UESB. Cada sindicato divulgará previamente o horário e o local das atividades.

Durante o encontro, o presidente do Fórum dos Técnicos, Firmino Júlio Oliveira, também dialogou com a representante do Dieese, Ana Georgina, e solicitou um estudo sobre os avanços e perdas da categoria após as últimas negociações. O levantamento, que já é uma prática recorrente dos sindicatos, subsidiará os dirigentes com dados concretos sobre os vencimentos da categoria após o reajuste previsto para o mês de março do corrente ano.

“O ano de 2026 já se inicia com vitórias importantes para a categoria, como a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a redução para quem recebe até R$ 7,5 mil; o pagamento das promoções na carreira com retroatividade; a implantação do tempo de serviço automático, neste mês de fevereiro, referente ao período da pandemia que foi congelado; e o pagamento do reajuste nos vencimentos no mês de março. Continuaremos empenhados em alcançar mais avanços”, afirmou Firmino Júlio Oliveira, diretor-geral do Sintest-BA e presidente do Fórum dos Técnicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *