O SINTEST-BA marcou presença nesta quarta-feira (10), na inauguração do novo Teatro da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), um marco histórico para a comunidade acadêmica e para toda a região. Após anos de expectativa, o espaço foi oficialmente entregue com a missão de ampliar o acesso à arte e fortalecer a produção cultural do interior baiano.
A reitora da Uefs, professora Amali Mussi, destacou a relevância do momento e o impacto social do equipamento.“Para além da realização, o sentimento de responsabilidade é muito grande. Essa é uma conquista coletiva e muito importante. A entrega desse Teatro significa contribuir para a cultura, para a formação mais humana, para a transformação social. Vamos utilizar esse espaço como instrumento para potencializar pessoas, comunidades e, principalmente, a cultura popular”, afirmou.

Com investimento superior a 8 milhões de reais, o Teatro, agora o maior do interior da Bahia, com 931 lugares conta com iluminação cênica, paredes acústicas, difusores, telas de projeção, sala de ensaio, sala de podcast, camarim, além de modernos sistemas de sonorização e climatização. A arquitetura arrojada impressionou o público.
A cerimônia reuniu diversas autoridades, entre elas o governador Jerônimo Rodrigues; a vice-reitora Rita Brêda; a secretária estadual de Educação, Rowenna Brito; o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida; a secretária de Saúde, Roberta Santana; além do secretário municipal de Cultura, Cristiano Lobo, representando o prefeito de Feira de Santana. Também marcaram presença servidores técnico-administrativos, estudantes, docentes, além de membros da comunidade universitária e externa, que prestigiaram o momento e celebraram a entrega do novo equipamento cultural. A programação artística da noite teve apresentações de Rachel Reis, da Orquestra Sisaleira e da banda Levante Negro, celebrando a diversidade e marcando o início das atividades do novo Teatro.

Gisele Rocha, diretora Administrativa do SINTEST-BA, expressou a alegria de representar o Sindicato em um momento tão significativo para a universidade. Para ela, a inauguração do Teatro reafirma o papel da Uefs como promotora de arte, cultura e desenvolvimento humano: “A presença do SINTEST-BA aqui hoje reforça o nosso compromisso com a educação pública e com o fortalecimento da cultura dentro das universidades. Ver a Uefs entregar um equipamento desse porte nos enche de orgulho. Este Teatro não é apenas um espaço físico ele representa oportunidade, acesso, formação humana e transformação social para toda a comunidade acadêmica e para a população de Feira de Santana. É uma alegria enorme prestigiar um momento tão histórico.”
You may also like
-
Em reunião, Fórum dos Técnicos organiza ações conjuntas para 2026
-
UEFS celebrará 50 anos com Congresso em maio — SINTEST-BA incentiva participação dos servidores técnico-administrativos no eixo Saúde e Bem-Estar
-
Sintest-BA marca presença na Lavagem do Bonfim 2026 e reforça pautas da categoria
-
Vitória do Fórum dos Técnicos: Publicada a lista definitiva da promoção 2025
-
Sintest-BA na Lavagem do Bonfim 2026










