Fórum dos Técnicos mobiliza as universidades estaduais da Bahia e marcha em Brasília contra a PEC 38/2025

O Fórum dos Técnicos das Universidades Estaduais da Bahia mobilizou servidores das quatro instituições: UEFS, UNEB, UESC e UESB, nesta quinta-feira (29), em defesa do serviço público e contra a PEC 38/2025, conhecida como nova Reforma Administrativa. A proposta, em tramitação na Câmara dos Deputados, é considerada um grave retrocesso para o funcionalismo e para a garantia de serviços públicos essenciais à população.

A mobilização integra uma organização nacional de entidades e orientada pela CTB com uma diversidade de atos, inclusive com uma Marcha Nacional em Brasília, que reuniu milhares de servidores públicos das três esferas de governo. Representando o Fórum dos Técnicos, a diretora do Sintest-BA, Daiana Alcântara, esteve presente no ato, reforçando a articulação e a resistência dos trabalhadores das universidades estaduais da Bahia.

A PEC 38/2025, de autoria dos deputados Zé Trovão (PL/SC), Julio Lopes (PP/RJ) e Marcel van Hattem (NOVO/RS), entre outros, tem como relator o deputado Pedro Paulo (PSD/RJ) e apoio do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O texto resgata pontos da antiga PEC 32, ao fragilizar o regime jurídico dos servidores, abrir brechas para terceirizações amplas e reduzir garantias de estabilidade no serviço público.

Durante a Marcha, a diretora do Sintest-BA, Daiana Alcântara, destacou a relevância da defesa do serviço público como um pilar do Estado brasileiro. “Estamos em Brasília para dizer que não aceitaremos retrocessos. Defender o serviço público é defender o povo. Essa PEC enfraquece o Estado e entrega funções essenciais à lógica do mercado. Nossa luta é pela valorização dos trabalhadores e pela manutenção de um serviço público forte, gratuito e de qualidade”, afirmou.

A diretora administrativa do Sintest-BA, Gisele Rocha, também reforçou a importância da unidade dos servidores das universidades estaduais: “A mobilização das quatro universidades estaduais mostra que estamos atentos e organizados. Não se trata apenas de uma pauta corporativa, mas de defender serviços que chegam diretamente à população. Educação, saúde e pesquisa pública são patrimônios sociais e precisam ser preservados”, ressaltou.

A Marcha Nacional integra uma agenda contínua de mobilizações em defesa do funcionalismo e contra o desmonte do Estado. O Fórum dos Técnicos reforça que permanecerá vigilante e atuante para impedir retrocessos e garantir o respeito aos direitos historicamente conquistados pelos servidores públicos. Outras atividades estão previstas ao longo do mês. O presidente do Fórum dos Técnicos, Firmino Júlio Oliveira, conclama a categoria para acompanhar as notícias e orientações dos sindicatos “Derrotamos a PEC 32, derrotaremos juntos e juntas a PEC 38. Deputados e Deputadas que votar nessa PEC precisa ser rechaçado pelos servidores e serem expulsos e expulsas da Câmara em 2026”, disse.

Confira as fotos das mobilizações:  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *