A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) deu início ao semestre letivo 2025.2 na manhã desta quinta-feira (7), com a realização de uma Aula Magna no Anfiteatro do Módulo 2. O evento abordou o tema “Democracia brasileira sob a perspectiva de gênero: representatividade, enfrentamentos e vitórias na busca por igualdade”, proposto, desta vez, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau da Bahia (Sintest). A atividade reuniu estudantes, docentes, técnicos e representantes institucionais.
Estiveram presentes a reitora da Uefs, Amali Mussi; a vice-reitora, Rita Brêda; o representante da Secretaria Estadual da Educação (SEC), José Bites; o ex-reitor, Josué Melo; a diretora-geral do Sintest-BA, Daiana Alcântara; a diretora da Adufs, Andressa Ferreira; e Gabriela Piton, representando o Diretório Central dos Estudantes (DCE).
A palestrante foi a defensora pública da Bahia, Firmiane Venâncio. Em sua fala, ela explanou: “Muitas vezes ouvimos que vivemos em uma democracia consolidada, mas essa ideia não se sustenta quando olhamos para quem realmente ocupa os espaços de decisão. A ausência das mulheres, e principalmente das mulheres negras nesses espaços não é acaso; é resultado de uma estrutura histórica de exclusão. Cada instituição tem o dever de agir. É preciso implementar políticas de igualdade de gênero, acolher mulheres em situação de violência, inclusive nos casos de violência institucional e assédio, e formar profissionais do sistema de justiça com uma abordagem crítica, sensível e comprometida com as questões de gênero.”
O Sintest foi representado pela diretora-geral, Daiana Alcântara, que também fez uma intervenção marcante durante o evento. Sua fala, potente, firme e profundamente necessária, contribuiu significativamente para o debate. Confira, a seguir, a íntegra de sua participação:
A aula foi transmiti pelo canal TV Olhos D’Água. Confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dRAZuFS2jkU
You may also like
-
Representantes da Diretoria-Geral do SINTEST-BA participam do 6º Congresso da CTB e são eleitos para a nova Diretoria Plena
-
Diretores do Sintest-BA são eleitos para a nova gestão da CTB-BA (2026–2029)
-
SINTEST-BA ajuíza ação para pagamento do retroativo das 40 horas dos Analistas Universitários
-
Sintest-Ba exige da Administração suspensão do atendimento administrativo do CAU 2
-
Progressão 2025: Lista Provisória é Divulgada