O SINTEST-BA marcou presença na 8ª edição do Miss Afro Feira de Santana, realizada na última sexta-feira (25), no Centro de Cultura Amélio Amorim, reforçando seu compromisso com a valorização da mulher negra, da ancestralidade e do protagonismo feminino. Promovido pela Associação Cultural MoviAfro, o evento foi mais do que um concurso de beleza: foi um ato político, formativo e de fortalecimento da identidade negra.
Durante a noite, o público acompanhou a coroação da jovem Lusânia Ribeiro como Miss Afro 2025. Das 84 candidatas inscritas, 17 chegaram à final, representando diferentes bairros de Feira de Santana e municípios vizinhos. A passarela se transformou em um palco de celebração da beleza negra, da autoestima e da resistência cultural. Entre amigos, familiares e apoiadores, o clima foi de festa e conquista coletiva.
Apesar dos desafios, como a falta de apoio contínuo dos poderes públicos à cultura afro, a organização celebrou a realização de mais uma edição do evento. Além da Miss Afro 2025, também foram eleitas Samya Iris (Primeira Beldade Negra), Adjanali Moreira (Segunda Beldade Negra) e Ionara Souza (Miss Afro Simpatia), formando a Corte Afro de Feira de Santana 2025.
O Miss Afro Feira de Santana vai muito além do desfile, é uma ação afirmativa que rompe padrões eurocêntricos de beleza, promove o letramento racial e oferece um espaço seguro para a reconstrução da autoestima de jovens negras. Coordenado por Val Conceição e o MoviAfro, o projeto reafirma o poder transformador da ocupação de espaços de destaque pelas mulheres pretas, com orgulho de suas origens e trajetórias. Nesta edição, o tema foi “Angola, África Brasileira”, reforçando os laços históricos e culturais com o continente africano.
O SINTEST-BA apoia iniciativas como esta, que fortalecem o empoderamento feminino negro e valorizam a diversidade. A relação com o MoviAfro teve início em 2021, quando a servidora técnica universitária e associada do sindicato, Jora Fernandes, foi eleita Miss Afro. Desde então, o SINTEST-BA acompanha e apoia o projeto, reconhecendo sua importância para a luta antirracista e para a construção de uma sociedade mais justa e plural.
You may also like
-
Vem aí o CIDEM 10 Anos! O SINTEST-BA vai sortear 3 inscrições para seus associados
-
Sintest-BA dialoga com parlamentares e cobra avanços nas pautas da categoria
-
Representantes da Diretoria-Geral do SINTEST-BA participam do 6º Congresso da CTB e são eleitos para a nova Diretoria Plena
-
Uefs inicia semestre 2025.2 com Aula Magna sobre democracia e perspectiva de gênero
-
Diretores do Sintest-BA são eleitos para a nova gestão da CTB-BA (2026–2029)