Servidores da UEFS paralisam atividades e cumprem programação da Campanha “SOU SERVIDOR, EXIJO RESPEITO”!

Na manhã de sexta-feira, 21 de março, os servidores técnicos-administrativos da UEFS paralisaram as atividades na instituição para a realização de atos da campanha “SOU SERVIDOR, EXIJO RESPEITO!”. O evento, realizado no Canteiro Central da UEFS, contou com uma programação voltada à mobilização dos trabalhadores em prol da reafirmação do seu pleito pela criação de mais um espaço de alimentação na universidade e pela manifestação de solidariedade sindical.

A programação incluiu a leitura do Manifesto da Categoria (leia aqui), elaborado pelos servidores Carlos Alberto da Silva Santos, Naara Miranda dos Anjos e Ana Alice Brandão Rodrigues, eleitos em assembleia. Durante a leitura, foi enfatizado que a comunidade universitária deve prezar por um ambiente coletivo, onde as lutas sejam travadas com respeito, diálogo e práticas inclusivas, visando à construção de uma convivência solidária. Também foi reafirmado que toda classe trabalhadora tem o direito de escolher o local onde irá se alimentar, sendo esse espaço igualmente um ambiente digno e saudável para todos os usuários.

Em seguida, ocorreu um Ato de Solidariedade Sindical, organizado pela presidente da CTB-BA, Rosa de Souza; pela Secretaria de Mulheres da CTB-BA, Flora Lassance; pela presidente do SindSaúde-BA, Ivanilda Brito; e pelo presidente do Sintest-BA/Uneb, Firmino Júlio Oliveira, com a participação de vários dirigentes sindicais e líderes de movimentos sociais da Bahia, que expressaram seu apoio à luta do Sintest e se manifestaram contra o ataque feito à diretora geral Daiana Alcântara e contra ações extremistas e misóginas que estão ocorrendo no campus. Outro momento importante foi a Foto Coletiva da Categoria, que registrou o apoio e o engajamento dos técnicos-administrativos na luta, comprovando que não são “meia-dúzia de gatos pingados”, como desrespeitosamente vêm sendo chamados.

“O ato representou uma demonstração clara da força da categoria e do compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores da UEFS, sendo também um marco na construção de um movimento sindical mais forte e unido”, declarou Firmino Júlio, presidente do Sintest-BA na Uneb e do Fórum dos Técnicos.

A mobilização contou com a participação de diversos trabalhadores e teve grande impacto dentro da universidade, reforçando a importância da luta constante pelos direitos da classe trabalhadora e da unidade sindical. “A presença de várias lideranças sindicais baianas, como Ivanilda, do SindSaúde-BA; Flora, da Secretaria de Mulheres da CTB-Bahia; Eritan, do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana; Juracy, do SindVigilantes-BA; Lucineide, do SIMPOSBA; Sônia, do SINTRACOM-BA; as diretoras da ASSUFBA e da APLB Sindicato; as mulheres potentes da Casa Marielle; do Coletivo Mulher por Mulher; da UBM; representantes do PCdoB e do PSB-BA e movimentos sociais, só demonstra o quanto o Sintest-BA é forte e sua diretoria tem grande representatividade. Essa tentativa de intimidação pessoal e depreciação do sindicato não nos enfraquece, pelo contrário, o saldo é de mais unidade, não só entre a categoria, mas também entre mulheres e homens que são forjados na luta e que defendem os trabalhadores e trabalhadoras deste país”, declarou Alcântara.

Rosa de Souza, presidente da CTB-BA, central à qual o Sintest-BA é associado, enviou uma mensagem para o ato, além de ter convocado entidades baianas a expressar solidariedade a Daiana Alcântara. Veja aqui.

Confira as fotos 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *