Aula Magna na Uefs: Professor Bruno Huberman Discute Violência, Colonialismo e Solidariedade Internacional

A diretoria do SINTEST-BA participou, na manhã de 26/08, da Aula Magna que marcou o início do semestre 2024.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento contou com a presença do renomado professor Bruno Huberman, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Com uma carreira acadêmica destacada, Huberman é conhecido por seu trabalho no Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais e no Instituto Nacional de Estudos de Ciência e Tecnologia para o Estudo dos Estados Unidos (INCT-Ineu).

Na sua palestra, Huberman explorou temas como a colonização, o excedente populacional dentro do sistema capitalista e a construção do estado israelense, oferecendo uma análise crítica sobre como o discurso da criminalidade se relaciona com a população negra. Ele enfatizou como o Estado utiliza a violência como controle social e os impactos disso sobre as estratégias de sobrevivência das populações marginalizadas, dentro de um contexto político e de mercado.

A mesa de abertura contou com a presença da reitora da Uefs, Amali Mussi; da vice-reitora, Rita Breda Mascarenhas; da diretora do Sintest Uefs, Daiana Alcântara; da representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE Uefs), Isabelle Silva; e da diretora da Associação dos Docentes da Uefs (ADUFS), professora Valdilene Gondin.

Em sua fala, a diretora geral Daiana Alcântara destacou que: “o Sintest-BA tem no seu histórico a defesa incansável pelos direitos dos trabalhadores, pela autonomia, liberdade e solidariedade entre os povos, sem se restringir a pautas econômicas. A vivência na universidade exige isso, pois, neste espaço plural, diverso e intelectualizado, muitas vezes os ataques a um sindicato com liderança feminina e negra são sutis. Nosso sindicato é filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e também defende o fim do genocídio, além de expressar solidariedade ao povo palestino e apoiar a Frente Polisário, que luta pelo povo saharaui no Saara Ocidental.” Daiana também parabenizou o Diretório Central dos Estudantes pela escolha pertinente do tema.