O Julho das Pretas é uma iniciativa em celebração ao 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, datas reconhecidas pela ONU desde 1992, após o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe.
Em 2013, teve início a primeira edição do Julho das Pretas, movimento que visa fortalecer a ação política das mulheres negras na sociedade brasileira. A cada ano desde então, o evento destaca questões relacionadas à superação da desigualdade de gênero e raça.
Com o propósito de enfatizar a importância da luta das mulheres como um processo de transformação radical das relações sociais, destacando a identidade, história e resistência das mulheres negras em busca da igualdade de oportunidades, o Fórum dos Técnicos e diversas entidades sindicais (FESPE BAHIA, CTB Bahia, SindSaúde, Sindicato dos Bancários e APLB) instalaram outdoors com essa temática em vários pontos estratégicos das cidades baianas.
No próximo final de semana, dias 13 e 14 de julho, será realizada a Feira Afro Bahia, que incluirá homenagens às personalidades de Feira de Santana que lutam e defendem os direitos do povo negro. A diretora do Sintest-BA, Daiana Alcântara, foi convidada para fazer parte da mesa de abertura.
Para se inscrever na Feira Afro Bahia, clique aqui: https://forms.gle/LSjmKi4WfPMn8nNE9
You may also like
-
Nas lutas nacionais: SINTEST-BA no front em defesa das mulheres na 5ª CNPM
-
Diretoria do SINTEST-BA prestigia abertura da 18ª edição da FLIFS
-
Vitória concluída: lista final da progressão 2025 dos Analistas Universitários é publicada
-
SINTEST encerra as atividades do Setembro Amarelo com palestra sobre saúde mental e acolhimento
-
Publicada a lista provisória pós-recurso da progressão dos servidores Técnicos Universitários