Sintest-BA participa da construção de termo de cooperação que será firmado entre a Uefs e a SPM

Aconteceu na manhã de sexta-feira (10/05), na sala dos Conselhos, uma reunião que integrou a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Administração da Uefs e o Sintest-BA para alinhar ações conjuntas em prol de pautas das mulheres na comunidade acadêmica e no município de Feira de Santana.

A secretária Elisângela Araújo, destacou a importância da parceria com a universidade para o desenvolvimento dos programas de políticas públicas para as mulheres.”O momento é ímpar. Estou me sentindo em casa, e tenho certeza que podemos caminhar juntas fortalecendo ações que podem mudar os dados que infelizmente temos de violência contra às mulheres e feminicídio no nosso Estado. Além disso, 85% das mulheres sofrem violência política e institucional. Precisamos também falar e agir para modificar essa realidade”, destacou.

“Esse termo de cooperação é muito importante para nós. Possibilitará que coloquemos em prática algumas ações propostas no nosso programa de gestão”, destacou a reitora Amali Mussi.

O Sintest-BA desenvolveu nos últimos meses duas ações em parceria com a SPM no mês de março. A caminhada da DEAM e um café, que contou com a Unidade Móvel da secretaria no campus.
A psicóloga Paula Mendes atendeu mulheres servidoras técnicas e trabalhadoras da empresa Prime.

“Na devolutiva dessa ação, observamos o quanto foi importante principalmente para as trabalhadoras terceirizadas, na maioria das vezes invisibilizadas no campus de terem esse momento de acolhimento e orientação. Falar com alguém de fora do dia-a-dia universitário, a privacidade do atendimento, foi muito importante. Por isso, na primeira oportunidade que tive com a Secretária Elisângela pós esse evento sugeri que tivéssemos um diálogo com a Reitoria para instalação de uma sala “Elas à Frente” no campus. Nós temos participado também da Comissão  de Prevenção a Assédios, Violência e Discriminação instalada na Uefs e tenho certeza que essa sala fortalecerá bastante essas ações na nossa comunidade” relatou Daiana Alcântara, dirigente geral do Sintest-BA.

A Sala Elas à Frente é um equipamento da SPM, direcionado ao acolhimento, ao apoio psicossocial das mulheres em situação de violências de gênero e, ainda, para a implantação da política de cuidados, em alinhamento com o Governo Federal. Na Sala Elas à Frente, também são disseminadas informações sobre ações de inclusão socioprodutiva e autonomia econômica desenvolvidas pela secretaria. Na Uefs a implantação das salas será pensada conjuntamente.

Durante o encontro, Gisele Pinto Rocha, dirigente do Sintest-BA, solicitou parceria da SPM para o fortalecimento da defesa da Creche Uefs, importante política pública para as mulheres mães da comunidade e para o desenvolvimento de programas de educação que a SPM tem levado para as escolas públicas estaduais, também no Centro de Educação Básica da Uefs.

Ao finalizar foi encaminhado cinco ações iniciais: A organização de um encontro de educação com as temáticas da pauta de mulheres; a realização de uma Feira de Economia Solidária; a organização de um banco de dados de projetos de pesquisas e extensão na área discutida; ações para o fortalecimento da educação antimachista e instalação de duas salas do Elas à Frente, uma no campus da Uefs e outra no CACD.

O Sintest-BA se reunirá com a PGDP para planejar ações voltadas para a categoria.S

aiba mais sobre as Salas Elas à Frente acessando o link: https://open.spotify.com/show/4RwvqxPS8TgYzKiwVmQr2u