Na manhã da terça-feira (23), a diretoria do SINTEST esteve presente na Aula Magna da UEFS do semestre 2024.1, que teve como tema “60 Anos da Ditadura Militar: Interpretações e Desafios Atuais”. A palestra foi proferida pelo o professor doutor Gilberto Grassi Calil, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
A Aula Magna ocorreu no Anfiteatro do Módulo II e foi aberta para toda comunidade. Além do palestrante, a mesa de abertura foi composta pela professora Amali Mussi, reitora da Uefs, a vice-reitora da Uefs, professora Eva Carvalho, a diretora de Cultura e Desporto do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest), Maria Rita Suzarte, a professora Antonia Almeida, representando a Associação de Docentes da Uefs (Adufs) e a discente Raquel Estrela, representante da comissão eleitoral do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
A reitora da Uefs, Amali Mussi deu boas vindas à comunidade acadêmica, declarando a abertura oficial do semestre. “Temos muitos desafios pela frente, este será um ano de luta. Quero lembrar que a luta é nossa e nós estamos do mesmo lado em defesa da nossa universidade”, destacou.
“A essência da universidade é formar cidadãos com capacidade analítica, reflexiva e crítica para decidir com sabedoria e julgar com precisão e independência. Nesse sentido, são o espaço em que se devem discutir os problemas que incomodam e inquietam a sociedade, quer sejam científicos, políticos, sociais e culturais. Nos dias em que muitas situações de violência e perca de autonomia nos acercam, em várias partes do mundo, em todos os ambientes e nas universidades é preciso criar estratégias para que a comunidade acadêmica não fique exposta e tenha sua integridade física preservada, sem que o princípio de autonomia universitária seja arranhado ou manchado. Nesse contexto, a categoria dos servidores técnicos desta instituição, aspira trabalhar num ambiente acolhedor, com espaços adequados e o Sintest cumprirá seu papel na defesa das pautas da categoria, em todas as instâncias”, destacou a diretora de Cultura e Desporto do Sintest, Maria Rita Suzarte.
Em sua fala o palestrante Gilberto Grassi Calil, explicou o sentido histórico da Ditadura. “Falar de ditadura é sempre um ato político. Para que a gente entenda o que seria uma Ditadura Empresarial Militar, é importante não nos esquecermos das lutas, dos assassinatos, dos desaparecimentos, das repressões. É importante também a gente entender o que ela transformou no Capitalismo brasileiro e quem ganhou com a ditadura”, disse.
O vídeo da cerimônia segue disponível no canal da TV Olhos D’água, no YouTube: https://www.youtube.com/live/6Xi-5wIpu2U?feature=shared
You may also like
-
Votação da PL 25.619/2024, saiba como foi
-
Sintest-BA Realiza Natal Solidário com Café da Manhã e Brinde Especial para Filiados
-
Sintest acompanha instituição do Programa Estadual Habitacional que beneficiará servidores
-
Mais uma vitória: Servidores em Cargo Comissionado terão suas ampliações de carga horária atendidas
-
Natal Solidário do Sintest-BA! Participe!