Sintest – BA e demais sindicatos de servidores públicos entregam Representação ao Ministério Público sobre o PLANSERV, nesta terça-feira (20)

O Sintest-BA  juntamente com o Sindsaúde Bahia,  APLB, SINDSEFAZ e o Sinpojud, entregaram  nesta terça-feira, 20 de junho, às 13h30, uma Representação ao Ministério Público, em reunião com a Promotora Rita Tourinho, denunciando a precariedade do Planserv – Plano de Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia.

Há algum tempo os sindicatos vem cobrando do Governo e da Administração do Plano a melhoria da assistência diante das denúncias dos servidores de estabelecimento de cotas, descredenciamento de serviços e profissionais e grande dificuldade de acesso dos servidores para tratamentos desde os mais simples até os mais complexos.

Os dirigentes sindicais lembram que o Planserv já foi um plano excelente, com boa cobertura e atendimento ágil e de qualidade. Após a redução do aporte do governo para o financiamento dos serviços, as dificuldades se instalaram e a cada dia só fazem piorar.

Um projeto de lei aprovado na assembleia Legislativa da Bahia (terça-feira, 23/05/2023), alterou a contribuição em 4%, para os servidores (as) que recebem até R$ 10 mil e em 8% para quem recebe acima desse valor. A contribuição patronal do Estado ao Planserv, que já foi 4%, hoje corresponde a 2%, foi aumentada nesse projeto de Lei para apenas para 2,5, sinalizando que os problemas do plano continuarão!

A apreensão dos servidores diante das dificuldades de assistência os levou a deflagrarem o movimento “SOS Planserv” que mobilizou imediatamente cerca de mil e quinhentos servidores em grupo de WhatsApp e foi imediatamente incorporado pelas entidades sindicais, legítimas representantes dos servidores públicos.

A luta segue em defesa do Planserv, um patrimônio do Servidor público do Estado da Bahia!