Deliberação da assembleia sobre o processo seletivo da Uefs n⁰ 02/2021

Na tarde de ontem, 21/10, os técnicos-administrativos da Uefs em assembleia geral extraordinária discutiram e se posicionaram sobre o Processo Seletivo Simplificado para Funções de Nível Médio e Superior – Edital n⁰ 02/2021. Foi deliberado que o Sintest não encaminhará questionamento sobre a vaga de psicólogo contida do referido edital, portanto o mesmo seguirá as próximas etapas sem providências jurídicas por parte da categoria.

A assembleia contou com a pró-reitora da PGDP – UEFS, Aretusa Lima e a servidora analista, Wildaci Ribeiro, que fizeram uma exposição acerca do histórico do concurso e vários dados acerca do grande déficit atual que a instituição vive. Das 515 vagas aprovadas em lei para os Analistas Universitários, apenas 234 estão ocupadas e das 673 vagas aprovadas em lei para Técnicos Universitários, 316 estão ocupadas, dessa forma, a Uefs tem 550 vagas efetivas da categoria para concurso público, sem infelizmente contar com um cenário de preenchimento considerável, mesmo com a autorização de suspensão do prazo de vencimento do concurso realizado em 2018.

“A categoria teve oportunidade de dialogar e esclarecer suas dúvidas em assembleia com as representantes da PGDP.  É importante salientar que as dificuldades de gestão de pessoal não podem se transformar em regra para continuidade de processos seletivos com vagas de carreira em detrimento ao concurso público. A diretoria do sindicato estará sempre pronta para acionar todos os meios jurídicos para defender o serviço público e seus servidores, mas a decisão soberana é da categoria em assembleia, e no debate, prevaleceu a compreensão que esse edital seguirá sem apresentação de questionamento do sindicato no Ministério Público, como uma exceção, considerando o cenário e as apresentações”, destacou Daiana Alcântara, diretora-geral do Sintest-Ba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *