Sintest em defesa do CEB: Assinatura de Convênio entre Uefs e Prefeitura de Feira de Santana, e atendimento a pleitos

Diretoria do Sintest-Ba testemunha assinatura do convênio com o Ceb e atendimento de pleitos, 05/03/2021.

A diretoria do Sintest-Ba foi convidada na manhã de ontem (4/03), para testemunhar a assinatura do convênio entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Prefeitura Municipal de Feira de Santana (PMFS) para tomar ciência do atendimento de alguns pleitos apresentados pelo sindicato, com base em levantamentos feitos pela direção escolar do CEB na última reunião ocorrida com a secretária municipal de educação, Anaci Paim (leia mais…). Participaram do ato, o prefeito Colbert Martins; a secretária de educação do município, Anaci Bispo Paim; o magnífico reitor da Uefs, Evandro do Nascimento Silva; o vice-diretor da Uefs, Leandro Menezes; e os coordenadores do Sintest-BA/Uefs, Daiana Alcântara, Gisele Rocha e Agripino Cerqueira.

Em suas considerações, a diretora geral do Sintest-Ba, Daiana Alcântara, disse: “Esse momento é muito significativo, dada a importância que essa escola tem não só para nossa categoria, bem como para a educação básica do nosso município. Assim, aproveito o espaço, para solicitar que o prefeito Colbert Martins, se sensibilize mais uma vez com a situação de precarização que a estrutura da nossa escola está, principalmente no CSU e estude a possibilidade de fazer uma doação de recursos para construção do nosso prédio. Um espaço digno para os nossos mais de 600 estudantes. Infelizmente já faz mais de um ano que estamos nos desgastando com o governo do estado, que nos prometeu essa construção que se transformou num verdadeiro imbróglio sem solução até o presente momento. Com a pandemia, nossa preocupação aumenta, sabendo que nossa escola já tinha mínimas condições de funcionamento adequado. Então só nos resta apelar para o Prof. Evandro, convocar o COP e priorizar recursos para essa obra, insistir com o governo estadual e pedir ajuda à prefeitura “.

O prefeito Colbert Martins, recebeu  o ofício do Sintest e disse que vai fazer uma análise do requerimento e pensar nas condições legais e orçamentárias possíveis dado também o momento de recessão.  A secretária municipal Anaci Paim, reforçou as qualidades da escola e sua disponibilidade para o diálogo e para pensar saídas, dado seu conhecimento profundo sobre o projeto, já que a escola foi fundada durante seu reitorado. O reitor da Uefs, prof. Evandro, entre suas considerações, destacou os esforços que a Uefs está fazendo com uso de recursos próprios para minorar a situação da infraestrutura escolar do prédio que fica dentro da Uefs e expôs o quanto a comunidade acadêmica se importa e anseia com a construção de um novo espaço. O vice- diretor, Leandro Menezes, reforçou o quanto o Centro de Educação Básica é referência em qualidade educacional, os esforços e dedicação da equipe escolar e que deseja que as disparidades entre as notas do Ideb do CEB/UEFS e CEB/CSU sejam superadas e o quanto o investimento nos espaços são necessários.

O convênio desta vez foi assinado por (2) dois anos, conforme sugestão apresentada pelo sindicato e direção escolar. Foram atendidas ainda solicitações apresentadas pelo Sintest com base no levantamento da direção escolar, segue relação dos itens: 02 computadores para área administrativa (Sede e Anexo); Salas de multimídia: 20 Computadores (Prédio da UEFS); 20 Chromebook (Anexo CSU). Mobiliário – Som: 01 Mesa para impressora; 01 Longarina para sala de vídeo; 02 Caixas de som amplificadas.