Em live Fórum dos Técnicos debate assédio moral no trabalho remoto 

Spread the love

“Assédio Moral em tempos de pandemia e trabalho remoto”, esse foi o tema debatido em mais uma live realizada pelo Fórum dos Técnicos, na tarde de ontem (12).

A transmissão contou com participação de Daiana Alcântara (presidente do Fórum dos Técnicos), Kleber Mel (coordenador de administração do Sintest Uneb), Rafael Bertoldo (presidente da Afusc Uesc), Márcio Dias (presidente da Afus Sindicato), Thalita Araújo e Irzyane Cazumbá (tradutoras em libras), Cássio Montalvão (psicólogo institucional da UESB) e Lorena Nunes Aguiar (advogada do escritório popular ACASANGO e assessora jurídica do SINDSERVI). Luiz Ricardo (coordenador do Sintest Uefs) foi o mediador da live.

A advogada Lorena falou um pouco sobre como identificar, combater e denunciar as práticas de humilhação recorrente e violências psicológicas no exercício funcional que assumem novas formas no regime de teletrabalho.

“Assédio moral no ambiente de trabalho é expor um profissional a situações constrangedoras e humilhantes, de forma prolongada e repetida, no exercício de suas tarefas. Com a reforma trabalhista o assédio moral, embora seja recorrente e comum, acabou se tornado mais difícil de comprovar. Havendo assédio moral, o ideal é promover meio de comprovação dos atos dos colegas ou superiores. É importante ir anotando as situações, guardando e-mails e prints de conversas, isso ajuda na noção pessoal da situação”, explicou a advogada.

“O assédio moral no ambiente de trabalho é uma prática presente em relações verticais (hierárquicas) e horizontais (entre colegas). Quando o assédio moral acontece, ele traz ansiedade, falta de motivação e depressão. Por isso é importante perceber sintomas como alterações da fome e do sono, ansiedade quando vai começar a trabalhar. São sinais que o corpo vai dando de que a coisas não estão bem”, disse o psicólogo.

Confira a live completa em nossas páginas no Facebook e canal no YouTube do Fórum dos Técnicos Bahia.

A próxima live do Fórum dos Técnicos acontecerá no dia 26/08, ás 16h, e terá como tema “Enfrentamentos do funcionalismo público baiano durante a pandemia”. Não perca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *