“Deforma Previdenciária”, alíquota com novos cálculos começa a ser aplicada neste mês

Spread the love

A coordenação do Sintest apurou que a partir do dia 19 deste mês de maio entrou em vigor a mudança da alíquota previdenciária estabelecida pela Reforma da Previdência estadual, sancionada em fevereiro deste ano. A nova regra vale para o Funprev e o Baprev.

De acordo com a nova legislação, os trabalhadores do serviço público baiano que tiverem remuneração bruta superior a R$ 15 mil terão uma tributação de 15% em cima do valor que exceder esse limite e de 14% até esse teto. Antes desta lei aplicava-se o desconto de 14% em toda a remuneração, independente do valor bruto. A norma começou a ser aplicada, de forma proporcional, no dia 19 de maio.

Nesse sentido, a partir do dia 19, os aposentados e pensionistas que recebem benefícios de mais de três salários mínimos passarão a ter alíquota igual a dos servidores efetivos.

Essa reforma previdenciária foi uma iniciativa do governador Rui Costa em um dos seus muitos ataques aos funcionalismo público baiano. Entre o final de 2019 e o início deste ano o Sintest, juntamente com outras entidades sindicais, organizou e participou de vários protestos para tentar barrar o projeto.

Mobilização contra reforma da previdência baiana, em 8/01/2020.

No entanto, não conseguiu parar o rolo compressor da bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia, apesar das fortes manifestações feitas e agressões sofridas no plenário.

É ainda necessário frisar que a própria alíquota de 14% também foi um aumento imposto pelo governador ainda em novembro de 2018, quando Rui enviou para a Alba o projeto que elevava a antiga tributação de 12% para o patamar atual.

Portanto, infelizmente não tem erros no contracheque de maio, foi aplicado os novos valores.

O governo do estado publicou nota explicativa, confira: http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/index.php/noticias/2020-05-21/comunicado-alteracoes-nas-faixas-de-contribuicao-previdenciaria-para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *