Imagem do outdoor no campus da Uefs,1/4/2020.

O que podemos aprender com o Coronavírus?

Spread the love
Imagem do outdoor no campus da Uefs, 01/4/2020.

Em meio a temores e incertezas, a ameaça do novo coronavírus chegou ao nosso país e continua alimentando o que há de melhor (e pior) na humanidade. O grande desafio para muitos hoje é “como manter a calma em tempos de caos”, afinal de contas, não há precedentes para uma situação como esta. Porém, temos algumas dicas para te ajudar a enfrentar este momento da melhor forma, com paz, isolamento social e muita higiene!

Sem tantas atividades fora de casa, será necessário novo olhar para o seu lar. Um refúgio especial que muitas vezes é negligenciado pela falta de tempo.
Liste o que deseja fazer e priorize. Não tente fazer tudo de uma vez. Será estressante e angustiante.
Viva um dia de cada vez, cada pessoa tem um temperamento diferente. Alguns são mais reservados outros mais ativos e num momento de confinamento todo mundo terá que ajudar o outro.
Se você é muito introspectivo, aproveite para meditar, ler e abra as janelas para olhar para fora.
Se você é extrovertido, procure caprichar em atividades ativas, como exercícios físicos e organizar os ambientes. Lembre-se que precisa prezar pela boa convivência com as pessoas da sua casa. Todos estão sendo privados de atividades que gostam ou que são necessárias.
O respeito e a compaixão são necessários com grande toque de empatia.
Cuide apenas os excessos de qualquer ação. Tente dosar com atividades gratificantes.
Quando perceber terá um dia cheio de ações bem produtivas e felizes no seu dia a dia.
Lembre-se você precisa se isolar para sua saúde vigorar, mas não precisa se sentir solitário. Existe a internet que ajuda a conexão, existem as janelas para que você possa falar com seus vizinhos (mantendo o distanciamento).
Vamos usar da criatividade e muita coisa boa pode acontecer. Todos os momentos da vida deveriam ser encarados como desafios e não problemas. Assim, a mente se abre para o novo e boas oportunidades e acontecimentos surgem.
Adotar medidas que melhoram sua imunidade e protegem sua saúde não substitui medidas anunciadas por órgãos oficiais de saúde e orientações do seu médico. Por isso, permaneça em casa, em isolamento social, enquanto for necessário.

Temos lido constantemente frases como “não é só uma gripe”. Vemos todos os dias os números aumentarem violentamente no mundo. E todas essas manchetes, matérias e programas inteiros falando do coronavírus nos deixam ansiosos. Sabemos que nossa comunicação vai ficar mais espaçada, que não temos previsão de nos encontrar novamente em assembleias, mobilizações e festas com segurança, mas precisamos manter acesa a chama da esperança em nossos corações. Desejamos que tudo isso passe com brevidade e que todos saiam inatingidos e fortalecidos. Continuaremos vigilantes aos direitos da categoria e firmes, mas nesse momento precisamos sobretudo garantir as nossas vidas,  portanto, se resguardem!

Repetindo a frase que viralizou: QUANTO ANTES NOS DISTANCIARMOS, ANTES NOS ABRAÇAREMOS! Cuidem de vocês, cuidem dos seus familiares, dos idosos, das pessoas do grupo de risco, e, no nosso caso, em especial das pessoas que integram a comunidade universitária da Uefs. Lavem bem as mãos, usem álcool em gel, fiquem em casa e, mantenham a calma, na medida do possível!

Estamos juntos!

Coordenação do Sintest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *