SINTEST-BA/UEFS promove atividades voltadas ao bem-estar em campanha do Setembro Amarelo

Spread the love

 

Como parte da programação do Setembro Amarelo, o Sindicato dos Trabalhadores de Educação do 3º Grau do Estado da Bahia (Sintest-Ba/Uefs) realizou na manhã desta quinta-feira (19) atividades com foco no bem-estar do corpo e mente da categoria. Foi ofertado em parceria com o Laboratório de Enfermagem (LABENF) da Uefs, atendimentos de massoterapia, uma técnica que funciona como uma poderosa aliada para quem luta contra a depressão ou a ansiedade. “O estímulo manual funciona como um tratamento complementar ao acompanhamento médico, é capaz de diminuir o estresse e aumentar os níveis de serotonina no organismo do paciente – neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que é apontado por muitos estudos como essencial para lidar com doenças psicológicas”, disse o estudante Edson Santos da Silva.

Já a aplicação de Reike com a professora Dalva Monalysa, teve como objetivo proporcionar a harmonização do corpo físico, equilibrar as emoções e a mente. Através das mãos do terapeuta, dá-se a transmissão da energia vital, proporcionando serenidade e desencadeando um processo de regeneração a vários níveis. O Reike ajuda a libertar bloqueios emocionais causadores da depressão, aumentando a atitude positiva do individuo, explicou Monalysa.

“O contato com o papel e os lápis permite que as pessoas se expressem de diversas formas. Informações como as cores escolhidas, a pressão do lápis contra o papel, as formas dos desenhos, são ricos detalhes presentes na mandala, passíveis de interpretação”, explicou Rita Suzarte, coordenadora de Cultura e Desporto e ministrante da oficina de Mandala.  A técnica pode ser aplicada de várias formas, desde convidar uma pessoa a produzir uma mandala durante uma sessão, até cursos e workshops que ajudam a entender melhor como funciona a produção de uma mandala.

Além dos atendimentos de Massoterapia, Reike e da Oficina de Mandala, ocorridos no Hall do Auditório Central, aconteceu também na sala de reuniões da Propaae uma sessão de Constelação Familiar dirigida pela servidora analista Maria Conceição, “Primeiro buscamos liberar o emaranhamento com as histórias do passado e dar o devido lugar a todos os excluídos do sistema. Em seguida, busca examinar o vínculo com o pai e a mãe para ver se o fluxo do amor foi interrompido. A plenitude e a felicidade são finalmente alcançados quando conseguimos dizer “sim” para tudo aquilo que foi difícil no passado e, principalmente, quando fortalecemos nossa conexão com o presente e com a vida”, explicou.

O encerramento da campanha acontecerá na próxima quinta – feira (26), com a mesa redonda “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio e Promoção da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, com a psicóloga Lucélia Novaes Silva, a assistente social Ana Alice Brandão Rodrigues e um voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV). Após o evento será servido um delicioso almoço.

Confira a galeria de fotos

Oficina de mandalas


Massoterapia e aplicação de Reike

Constelação familiar 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *