15 de maio – Greve Nacional da Educação

O Sintest-Ba paralisará suas atividades por 24 horas no dia 15 de maio, em protesto contra o desmonte da educação pública e a reforma da Previdência. A Greve Nacional da Educação foi definida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A data foi incorporada ao calendário de lutas aprovado no III Encontro Nacional de Educação (ENE).

O movimento tem como objetivo denunciar retrocessos e medidas do governo federal que estão promovendo um verdadeiro desmonte não só na educação pública, mas em diversos setores como saúde, Previdência, infraestrutura, meio-ambiente, agricultura familiar, além de medidas danosas como a liberação desenfreada de agrotóxicos para a agricultura e o corte de programas sociais.

Estas medidas do governo atingem a população mais pobre que depende dos serviços públicos e trarão grandes prejuízos para o futuro do Brasil. O corte de 30% dos recursos das universidades prejudica não apenas a educação, mas também compromete a produção de pesquisas na área de ciência, tecnologia e saúde.