Sintest-BA participa de reunião na Saeb para discutir a carreira e direitos dos Técnicos

Spread the love

Dando continuidade às iniciativas que buscam o atendimento às necessidades dos Servidores Técnico-Administrativos das Universidades Estaduais da Bahia, a coordenação do Sintest-Ba participou de uma reunião na tarde desta segunda (13), na Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB). Os coordenadores procuraram o superintendente de recursos humanos do estado, Sr. Adriano Tambone para tratar dos prazos do processo de promoção dos servidores técnicos e analistas universitários, da proposta do governo de equiparação do salário-base ao valor do salário mínimo, dos processos de alteração de carga horária e concurso público.

Tambone e membros da comissão central de avaliação de desempenho, explicaram que a instrução n° 25/2017 publicada na última sexta-feira (10),  foi necessária por conta da quantidade de recursos de 1º grau recebidos; foi dito que muitos processos chegaram na véspera da publicação da lista definitiva, todavia como foram protocolados pelos servidores no prazo certo, estes não poderiam ter nenhum tipo de prejuízo. Assim, apesar o pagamento não acontecer este ano, concluso o processo, será publicada portaria com efeitos funcionais datada de setembro de 2016 e efeitos financeiros a partir de maio de 2017, semelhante ao processo de progressão 2016.
Questionado sobre o repetido reajuste zero, o superintendente disse que estão fazendo um estudo acerca do reajuste salarial das carreiras que estão com o salário-base abaixo do salário mínimo e existe forte possibilidade do governo executar ainda neste ano. A coordenadora Daiana Alcantara destacou que “o quadro de pessoal das universidades está muito reduzido, o que vem causando muitos casos de adoecimentos e afastamentos”. Sobre a situação, Tambone disse que existe um entendimento do governo sobre a necessidade da liberação das alterações de carga horária e concurso para as carreiras de técnico e analistas universitários, e que em breve teremos informações mais precisas.
O presidente do Fórum dos Técnicos, Firmino Júlio ressaltou que “o Fórum dos Técnicos continuará vigilante durante todo o processo e atuando dedicadamente em prol da pauta externa da categoria. No dia 23 de novembro haverá uma reunião na cidade de Feira de Santana-Ba para fazer um balanço das lutas em 2017 e traçar as estratégias para o ano de 2018”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *